quinta-feira, 10 de março de 2022

Viagem 3 - Serra de Béjar

Estava prometido ao G que ele este ano iria ver neve pela primeira vez. Viagem adiada pela falta de neve, mas neste fim-de-semana foi de vez. Destino: Sierra de Béjar, para ir à estância de La Covatilla. Preparar o máximo possível de coisas na 5ª Feira, para na 6ª feira sair o mais cedo possível, porque sempre são cerca de 5 horas de viagem. Estrada boa, foi sempre a rolar. As estradas e (a ausência de) portagens foi um dos fatores que nos levou a optar por Béjar, em detrimento da Serra da Estrela. Chegada 6a, já tarde, a Banos de Montemayor. Apartamento bem à nossa medida, simples e limpinho, com o aquecimento ligado para a nossa chegada.
Sábado, acordar sem grandes pressas, porque afinal fim-de-semana é fim-de-semana. Preparar tudo, desde comidas a mudas de roupa, para estar o máximo de tempo possível na neve. E o G sempre aos saltos, excitadissimo e positivamente ansioso. Saída em direção às estância e, na subida, os primeiros vislumbres de neve, que deixaram os olhos do pequeno a brilhar.
Hora de brincar na neve. Lutas de bolas de neve. Bonecos de neve. Descidas em trenó e na pá. Muito trambolhão, muita gargalhada, muita boa disposição. Algumas horas depois, quando já estava tudo cheio de frio, era tempo de arrumar a tralha e trocar de roupa, de regressar a base para um duche quente.
Duche tomado, passeio em Béjar, com foco na Muralha e no bairro dos judeus, fazer as compras para o dia seguinte, jantar e deitar porque o dia já ia longo. Contudo, deu ainda para um pequeno passeio junto à "nossa casa". Banos de Montemayor tem uma espécie de mini-centro histórico muito catita, com uma pequena igreja, a praça do Ayuntamiento e um mini-jardim com chafariz. Contudo, parece uma localidade fantasma, poucas ou nenhumas pessoas nas ruas, casas e lojas fechadas. Ficou a sensação de ser um local estranho.
Domingo. Mais uma vez, acordar sem pressas. Arrumar tudo, preparar tudo para mais uma ida, desta vez mais curta, à neve. Sem descidas, mas com muita luta de bolas de neve. À despedida, as lágrimas do pequeno a mostrarem que valeu bem a pena. A tristeza de ir embora deve ser contrabalançada com o prazer que se teve em estar lá. No regresso a casa, pequeno desvio por Plasencia. Uma agradável surpresa. Desde logo, a particularidade de ter umas escadas rolantes que vão do estacionamento, mais periférico, até ao centro da localidade. Praças bem arranjadas, uma catedral imponente, ficou a vontade de voltar e conhecer melhor.
Aliás, este foi o tónico da viagem. Fica a sensação que devia ter sido, pelo menos, mais um dia. Ficaram caminhadas por fazer, locais por visitar, segredos por descobrir.
Ficará para outra oportunidade. Deixo-vos algumas imagens do fim-de-semana.
MB

Viagem 3 - Serra de Béjar

Estava prometido ao G que ele este ano iria ver neve pela primeira vez. Viagem adiada pela falta de neve, mas neste fim-de-semana foi de vez...