segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Viagem 2 - Ourém

Fim-de-semana sem trabalho e de saída de espeleologia da S, razões mais do que suficientes para enfiar as malas no carro e traçar azimute para Ourém. Estadia garantida, com direito a todos os mimos, em casa da dona A., mãe do C., colega de casa em tempos de faculdade.
Apanhar o miúdo na 6a à tarde, à saída da escola, e seguir viagem para cima. Primeiro destino, Almeirim. Provar a sopa da pedra na companhia de uma amiga de infância, enquanto os filhotes cimentam a amizade deles. Histórias, novas e velhas, boa disposição e boa comida n'O Pinheiro. Atenção que as doses são enormes!
Sábado de manhã, dia de acordar cedo deixar a S na entrada das grutas. Um beijinho de despedida e o coração um bocadinho apertado enquanto ela não sair de lá, inteirinha e feliz da vida. Entretanto, baterias apontadas para Santa Catarina da Serra, para ver um jogo de miúdos na companhia do C, para depois ir almoçar. O local, a Pizzaria Va Bene, com rodízio de pizzas como menu. Destaco a massa. Fina, estaladiça QB, fofa QB. Tanto nas pizzas salgadas como nas doces.
De tarde, depois de um café na esplanada, hora de ir (re)visitar o Santuário de Fátima com o G. Explicar, dentro do que sei, alguns dos porquês e detalhes da construção. Apreciar o local, respirar tranquilidade. Mais ou menos crentes, a energia e a aura do local é palpável. A visita é obrigatória.
Depois, uns saltos e uns balanços num parque infantil ali perto. Deu para experimentar todos, mesmo que o sol já tivesse ido descansar. No final, a pergunta "podemos ir buscar a mãe?". Mesmo que ainda não tivesse saído e que tivéssemos de esperar muito, G queria fazê-lo no local.
À entrada para o carro, telefonema da S. Já tinham saído, tinha corrido tudo bem. Tinham encontrado uma nova entrada, ela tinha encontrado uma nova sala. A felicidade é tão bonita quando partilhada.
Momento para jantar, na Pizzaria Vieira. Um "bacalhau na canoa", tão bom de tão simples. Momento para conhecer o grupo de "malucos" das grutas, gente boa, gente fixe. Conversas e novas aprendizagens à mesa, do vinho à topografia. Excelente.
Domingo, dia de visitar o Castelo de Ourém antes de voltar para baixo. Pequena caminhada até lá, num local alvo de intervenções recentes e que facilitam a visita. Limpo, bem arranjado e com vistas muito bonitas.
Hora de voltar. Mais um fim-de-semana de felicidade, de criação de recordações, de momentos. Deixo-vos alguns deles.
MB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Viagem 3 - Serra de Béjar

Estava prometido ao G que ele este ano iria ver neve pela primeira vez. Viagem adiada pela falta de neve, mas neste fim-de-semana foi de vez...